Biblioteca Escolar em Revista, v. 4, n. 1 (2015)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

As disciplinas de didática em cursos de pedagogia no Brasil e a ocorrência da temática biblioteca escolar: um estudo bibliométrico das influências bibliográficas

João Melo Maricato, Andrea Pereira Santos, Raidan Cruz Silveira

Resumo


Objetiva-se conhecer as influências bibliográficas nas disciplinas de didática em cursos de Pedagogia no Brasil e a ocorrência da temática biblioteca escolar. Trata-se de um estudo bibliométrico das referências/citações aplicado aos planos de ensino. Na metodologia selecionamos um Corpus composto por 29 universidades: (6) da região norte, (8) da região nordeste, (4) da região centro-oeste (7) da região sudeste e (4) da região sul. Com a caracterização das disciplinas de didática foram identificados publicações e autores mais citados. Constatou-se, por meio da análise dos sumários e índices das publicações e pela leitura técnica dos 19 livros mais influentes, que nenhuma apresenta ou discute a temática biblioteca escolar de maneira substancial. Pode-se afirmar que a compreensão da biblioteca escolar como instrumento pedagógico não está concreta para os estudiosos da área de didática. Porém, é relevante reafirmar o potencial pedagógico da biblioteca escolar na trajetória escolar do aluno, principalmente àqueles inseridos nas séries iniciais.


Texto Completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


_________________________________________

USP - Universidade de São Paulo

FFCLRP - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

CID - Ciências da Informação e da Documentação

ISSN 2238-5894