Biblioteca Escolar em Revista, v. 4, n. 1 (2015)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Prática Educativa na Biblioteca Escolar: um trabalho a partir do gênero textual lenda

Lucas Veras de Andrade

Resumo


Este artigo relata o trabalho realizado com o gênero textual lenda na biblioteca da escola municipal Alda Rodrigues Neiva, localizada no município de Teresina (PI). O projeto teve como objetivo geral: ampliar as perspectivas de ensino-aprendizagem para além do trabalho em sala de aula, dando ênfase ao contexto da biblioteca escolar e o seu uso a partir de atividades desenvolvidas na mesma. O percurso metodológico foi elaborado a partir das atividades propostas, sendo estas desenvolvidas sempre após o intervalo do período da manhã no espaço da biblioteca escolar. Ainda nos utilizamos da observação participante e do diário de campo como forma de nos possibilitar um melhor entendimento das análises e dos resultados de forma qualitativa. Apesar de alguns entraves no decorrer do desenvolvimento das atividades, o projeto se mostrou bem relevante principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento de atividades coletivas com os discentes, bem como na usabilidade da biblioteca escolar, uma vez que foi demonstrado por alguns alunos o desconhecimento e a função deste espaço no contexto educacional evidenciado.


Texto Completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


_________________________________________

USP - Universidade de São Paulo

FFCLRP - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

CID - Ciências da Informação e da Documentação

ISSN 2238-5894